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NACTO

National Association of City Transportation Officials

A NACTO vê os departamentos de transporte das metrópoles como parceiros eficazes e necessários nos esforços para o transporte regional e nacional e promove seus interesses em tomadas de decisões federais. A organização facilita o intercâmbio de ideias, as percepções e boas práticas entre grandes cidades e, ao mesmo tempo, promove uma abordagem cooperativa para assuntos essenciais enfrentados por cidades e áreas metropolitanas.

As ciclovias são uma das formas mais eficazes de mobilidade das pessoas nas cidades.
Uma ciclovia de 2 sentidos com 3 metros de largura pode mover 10 vezes mais pessoas do que uma via para veículos motorizados. Ou seja, entre 6.500 e 7.500 pessoas por hora, em comparação com apenas 600-1600 pessoas por hora.

A Global Design Cities Initiative – GCDI incentiva o intercâmbio de ideias para auxiliar uma variedade de parceiros a projetar ruas para promover saúde e segurança pública, qualidade de vida, mobilidade multimodal, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e equidade.

Guia de desenho global de cidades e da rede de ciclovias urbanas

REDE DE CIDADES DA GLOBAL CITIES DESIGN INITIATIVE
O Guia gobal do desenho de ruas um estudo inspirado pelo trabalho de 70 cidades em 40 países e 6 continentes.

Fonte GDCI Publicado em 2019-08-04 06:04:07
África do Sul Cidade do Cabo Alemanha Berlin Karlsruhe Argentina Buenos Aires Austrália Gosford Melbourne Sydney Estado de Victoria Azerbaijão Baku Brasil Fortaleza Porto Alegre Rio de Janeiro São Paulo Canadá Toronto Winnipeg China Beijing Xangai Colômbia Bogotá Medellín Coreia do Sul Daegu Seul Dinamarca Copenhagen Equador Quito Escócia Glasgow Estados Unidos Baltimore Boston Connecticut Madison Malden Nova York Portland São Francisco Seattle Washington, DC Etiópia Adis Abeba Finlândia Helsinki Gana Acra Geórgia Tbilisi Grécia Atenas Haiti Cité Soleil Holanda Delft Roterdã Índia Ahmedabad Bangalore Chennai Mumbai Nova Déli Indonésia Bandung Inglaterra Ashford Londres Israel Jerusalém Kosovo Pristina Laos Vientiane México Cidade do México Monterrey Puebla Moldávia Chisinau Nova Zelândia Auckland Christchurch Wellington Peru Lima Quênia Nairóbi Quirguistão Bisqueque Rússia Moscou Singapura Singapura Suécia Gotemburgo Suíça Genebra Turquia Istambul Vietnã Cidade de Ho Chi Minh Zâmbia Kalumbila.

Pavimentação de avenidas, praças, parques e vias de circulação

A IMPORTÂNCIA DA PAVIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL NO DESENHO DAS CIDADES

Em parceria com a National Association of City Transportation Officials (NACTO) e trabalhando com a Global Expert Network, a GDCI está empenhada em compartilhar as boas práticas da indústria, facilitando a mentoria entre parceiros e estimulando a comunicação constante.

A GDCI acredita que, trabalhando em conjunto, as cidades podem minimizar a perda de tempo e dinheiro, compartilhar aprendizados, intensificar a aplicação de boas práticas e atingir com mais eficácia suas metas e objetivos políticos.

Como uma coalizão entre departamentos de transporte municipais, a NACTO compromete-se com o fortalecimento de práticas de alto nível para projetos de ruas e de transporte ao desenvolver uma perspectiva comum, compartilhar dados, promover o intercâmbio entre parceiros em workshops e conferências, e a comunicação constante entre as cidades-membro.

Praças, parques e vias de Buenos Aires a Bangalore tornaram-se vitrines para novos desenhos que colocam as pessoas em primeiro lugar e transformam suas vias em locais seguros, atraentes e economicamente vibrantes. Inspirado pelo trabalho de 70 cidades em 40 países e seis continentes, este guia marca o próximo passo em direção à mudança da velha hierarquia viária, com projetos que salvam vidas, priorizam as pessoas e o transporte coletivo, refletem as comunidades distintas e servem melhor a todos nas ruas.

O contributo da utilização de materiais e métodos aperfeiçoados e sustentáveis na pavimentação de ruas, percursos e ciclovias urbanas para a qualidade de vida nas cidades e do nosso futuro, a permeabilidade do pavimento , capacidade de infiltração da água no solo, melhoria da drenagem e os benefícios que daí podemos tirar, motivam-nos a todos.

Equipe principal de projeto da GDCI Skye Duncan Diretora Ankita Chachra Gerente de projeto Abhimanyu Prakash, Fabrizio Prati

Skye Duncan Diretora da Global Designing Cities Initiative (GDCI) concentra-se no papel fundamental das ruas nos ambientes urbanos ao redor do mundo.

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A importância da pavimentação na sustentabilidade das cidades.

Uma vista aérea no Google Maps mostra-nos a como quantidade de construção edificada, de telhados e de vias urbanas pavimentadas, podem interferir na impermeabilização do solo e prejudicar o fluxo natural da água, originar cheias, deslocamento de terra e outras possíveis catástrofres.

A publicação do Guia global do desenho de ruas Global Designing Cities Initiative (GDCI) é um trabalho que relata a importância dos materiais e tipos de construção no desenho das cidades, a utilização de pavimentos drenantes e permeáveis, promovendo a drenagem das águas pluviais e protegendo o uso do solo e aquíferos, promovendo uma construção ecológica e sustentável, avaliando as necessidades e exigências para cada local.

Calçadas, Tipos de calçadas, Geometria, Acessibilidade universal, Extensões de calçadas, Comunicação e engajamento.

As políticas e critérios defendidos pela. C.G.C.D.I. sáo definidas no Guia global do Desenho elaborado pela rede composta por cidades espalhadas pelos 5 continentes.

Desenhar para ciclistas, Ciclovias protegidas em cruzamentos, Permeabilidade filtrada do pavimento, a Drenagem eficiente, promovem a qualidade de vida, mobilidade multimodal, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e equidade.

A utilização massiva do solo nas cidades e o ambiente urbano obrigam a empregar soluções alternativas que promovam a permeabilidade em pavimentação com materiais drenantes, nas avenidas, ruas, praças, parques e ciclovias, permitindo a infiltração da água e o ar de forma a minorar os efeitos da concentração de edifícios nas cidades.

QUAIS AS SOLUÇÕES DE PAVIMENTAÇÃO ECOLÓGICA?

Como escolher e optar por um pavimento adequado ao uso e ao local, que se integre bem, seja confortável ao pisoteio, sirva o propósito para que foi criado e que contemple a sustentabilidade da construção, não impermeabilizando o solo, permitindo a infiltração da água, que utilize materiais ecologicamente correctos e permita melhorar a vida nas cidades.

O projecto LEED estuda e faz uma avaliação integrada de todos os intervenientes na produção dos materiais e dos sistemas e processos construtivos, nomeadamente: Categorias de crédito, Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes, Inovação e Prioridades Regionais concretamente

Se optar por um pavimento de saibro, confirme que a estabilização seja efectuada por um produto e de forma que o saibro conserve a permeabilidade necessária para corresponder aos critérios de permeabilidade exigidos. Saiba como determinar a permeabilidade do pavimento e do solo mais conveniente.

Pavimento ecológico sustentável de saibro
PAVIMENTO DE SAIBRO ESTABILIZADO | FOTO: REGEDOURO EVENTOS

Existem no mercado fixadores para o pavimento de saibro que podem conseguir o resultado pretendido na pavimentação de parques, e espaços exteriores se executados conforme os requisitos recomendados.

O estabilizador pozolânico é um produto pozolânico, constituído por cinzas volantes, sem clinker, com sílica ativa e pozolanas naturais, como xisto calcinado, argila calcinada ou metacaulino, são materiais que pulverizados produzem ligantes de alto poder de agregação com evidentes diferenças do cimento comum : melhor resistência ao sulfato, melhor resistência à reação da mistura com agregados alcalinos, menor calor na hidratação e maior resistência a longo prazo.

O fixador orgânico é um produto totalmente natural de origem vegetal, para estabilização de pavimento de saibro, que pode ser usado em áreas de reservas naturais e protegidas, produz um pavimento ecológico sustentável, isento de polimeros cimentícios, possui um forte poder de aglutinação e elasticidade para permitir um pavimento adaptável a pequenas cedências da base, e pode ser reaproveitado se necessária a manutenção e arranjo do pavimento.

Um pavimento ecológico em parques, praças, avenidas e vias de circulação nas cidades é de importância primordial na qualidade e sustentabilidade de vida das cidades. São superfícies extensas e ocupam uma grande parte do solo disponível em meio urbano.

São pavimentos contínuos permeáveis, executados em meio hidraulico e sintético, promovem a sustentabilidade da construção no meio urbano. O pavimento ecologicamente sustentável na construção de vias urbanas tem grande impacto na qualidade de vida, pois são superfícies que ocupam grandes espaços no desenho das cidades.

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LEED é a sigla de Leadership in Energy and Environmental Design , que se traduz em Liderança em Energia e Design Ambiental.

Foi criada em 1993pelo United States Green Building Council, ou mais conhecido como USGBC (http://www.usgbc.org), para fomentar a prática de construção sustentável e suprir as necessidades de estabelecer práticas concretas e adoptar standards mensuráveis.

Tornou-se assim necessária a criação de um sistema próprio que foi nomeado de LEED para classificar as práticas de construção consideradas sustentáveis, como uma forma de se estabelecerem estratégias e padrões ambientalmente corretos que sejam um objectivo a atingir em todos os processos de construção.

Projecto LEED Bodega Garzon - Uruguay
Projecto LEED Bodega Garzon – Uruguay

Desde aí a certificação LEED tem evoluído para a construção dum sistema novo, abrangente de vários padrões inter-relacionados que abordem e englobem todos os aspectos do processo de desenvolvimento e construção de qualquer projecto.

Assim os objectivos definidos para o propósito são:
Definir um padrão comum de medição
Promover práticas de projeto e de construção integrativas
Sensibilizar os consumidores para os benefícios da construção verde
Propagar a visão sobre o desempenho de um edifício ao longo do ciclo de vida do mesmo

O âmbito das categorias é abrangente com destaque para:
Categorias de crédito, Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes, Inovação e Prioridades Regionais

Com o refinamento dos métodos e sistemas a procura e utilização de materiais ecologicamente sustentáveis impulsionou a industria numa nova demanda de vitalidade.

Projecto LEED - Kent University
Projecto Leed: The College of Architecture and Environmental Design (Kent State University)

São atribuídas 4 classes de certificação. A pontuação obtida determina o grau da certificação.
Certified: 40 pontos
Silver: 50 pontos
Gold: 60 pontos
Platinum: > 80 pontos

LEED

O maior objectivo é sensibilizar-nos a todos para as práticas de construção, que como outras influenciam e influenciarão a nossa vida no planeta.

O futuro não é o que o destino nos reserva, mas o que contruímos.

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A NACTO (National Association of City Transportation Officials) explica que as evidências mostram que um dos incentivos para começar a pedalar é ter uma infraestrutura.

Um estudo realizado em Portland, Estados Unidos, mostrou que as pessoas gostariam de andar de bicicleta, mas não se sentem seguras o suficiente para fazê-lo. Os especialistas explicam que ter uma rede de ciclovias protegidas os motivaria a começar a pedalar. Isso foi verificado em cidades como Bogotá, na Colômbia; Sevilha na Espanha; Paris, na França e outros. “Construir ciclovias e as bicicletas aparecerão”, acrescentam os especialistas.

Construir ciclovias
FOTO: Mário Cruz/Lusa

Em Guayaquil num workshop a NACTO analisou a nível mundial algumas ciclovias em ruas largas, entre as calçadas, as árvores e vias de circulação.

No caso desta cidade do Equador, assim como em muitos outros lugares pelo mundo, não será possível uma solução semelhante pois a largura das ruas não é suficiente para acrescentar uma ciclovia deste tipo no espaço existente.

Quem conhece este tipo de projetos em vários países, mostrou que nesta realidade também existem opções e apontam para a decisão política e não para o espaço. Como qualquer tipo de mudança, especificam, a forma como projetamos as ruas é um processo.“

Todas as ruas da cidade podem ser projetadas para receber os ciclistas, se decidirmos adotar a ideia de que as ruas “são para todos”.

Algumas ruas podem deixar espaço para instalações dedicadas ou ciclovias protegidas, outras, que são muito estreitas para ter um espaço dedicado para as diferentes utilizações, precisarão ser projetadas de forma diferente, como “ruas compartilhadas” ou “ciclovias”.

Se as ruas não forem largas o suficiente para garantir a segurança dos ciclistas, deve-se usar o gerenciamento de tráfego. Ou seja, reduzir o número de veículos e a velocidade para 30 quilômetros por hora . “Não é apenas uma decisão técnica, é uma decisão consciente de reduzir o espaço dos veículos motorizados para dar lugar a outros usuários, como ciclistas ou pedestres. Não se trata de falta de espaço físico, mas do medo da mudança ”, observam os especialistas.

As ciclovias são uma das formas mais eficazes de mobilidade das pessoas nas cidades. Uma ciclovia de duplo sentido com 3 metros de largura pode mover 10 vezes mais pessoas do que uma via para veículos motorizados. Ou seja, entre 6.500 e 7.500 pessoas por hora, em comparação com apenas 600-1600 pessoas por hora.

Numa outra leitura, 50 bicicletas ocupam ¼ do espaço de 50 carros de médio porte, aproximadamente 100 metros quadrados, contra 400 metros quadrados. Consequentemente, as ciclovias aparentemente vazias (ou mesmo as de bus) transportam mais pessoas.do que várias pistas congestionadas com carros, porque é uma forma menos eficiente de usar o espaço e, portanto, mover as pessoas, observa a NACTO.

Construir uma ciclovia segura para ciclistas é barato em comparação com outros custos de infraestrutura e, nesse sentido, o investimento definitivamente vale a pena. Usam-se materiais inovadores , aplicam-se melhores práticas e sistemas avançados de construção

Claro, um olhar metódico é necessário. A mudança é um processo que às vezes você precisa de uma abordagem em fases. Projetos provisórios que são econômicos, rápidos, fáceis de mudar, escalonáveis ​​e replicáveis, junto com a coleta de dados, podem ser usados ​​como uma forma de demonstrar o que é possível e convencer os céticos de que uma maneira diferente de pensar é possível para as nossas cidades.

A ciclovia é uma infraestrutura não muito dispendiosa de construir

É necessária uma mudança de perspetiva.

Países como a Holanda ou a Dinamarca foram considerados uma referência internacional como cidades amigas da bicicleta, mas esse paradigma está a mudar à medida que muitas cidades do sul e também na américa latina estão a começar a liderar na utilização generalizada da bicicleta.

Bogotá é a “parte visível” de uma mudança evidente na mobilidade urbana e no desenho das ruas. “O exemplo que dá, e o de muitas outras cidades que inovam em mobilidade urbana e segurança viária, é uma oportunidade para que outros lugares se inspirem, vejam que é possível e desencadeiem uma competição saudável por qual cidade será a próxima capital mundial da bicicleta”.

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